O vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), o Flavinho, é autor de três Projetos de Lei que homenageiam personalidades de Poços de Caldas, através da denominação de vias públicas. As histórias de Maria de Lourdes Vasconcellos Camillo, Luiz Carlos Cardoso Graminho e Pedro Bertozzi Neto são resgatadas pelo parlamentar, que destaca a importância do reconhecimento e da valorização da trajetória desses profissionais.
O Projeto de Lei n. 42/2025, em análise pelas Comissões Permanentes da Câmara, denomina avenida “Pedro Bertozzi Neto” a atual Avenida A, localizada no Bairro Jardins de Barcelona. Poços-caldense e apaixonado pela cidade, Pedro Bertozzi fez parte, de forma intensa, da história de Poços de Caldas em seus quase 61 anos de vida. “É com muita satisfação e carinho que apresentei essa proposição. A voz envolvente, a gentileza e o carisma foram características marcantes deste comunicador ao longo dos seus 40 anos de rádio, com passagens pela Rádio Cidade, Educadora Campinas, Master Web Rádio e Rádio Cultura. Na Rádio Libertas, Pedro foi administrador em 2001 e retornou como radialista, nos anos de 2021 a 2022”, lembra Flavinho.
Pedro Bertozzi esteve também na TV, atuando em coberturas importantes, e foi colunista de portal de notícias. Amado, admirado e respeitado pelo seu público, por autoridades e por colegas de trabalho, tinha também habilidade nas composições musicais. Fez parte de inúmeros eventos como mestre de cerimônias, além de, como cantor, embalar festas e bailes na cidade. Pedro foi, ainda, assessor parlamentar no Poder Legislativo.
Flavinho ressalta que Pedro imprimiu suas inconfundíveis marcas na imprensa, na comunicação e na arte poços-caldenses. “Infelizmente, nosso amigo faleceu no dia 03 de março de 2024, nove dias antes de completar 61 anos. Dono de um talento multifacetado, sempre com uma boa história pra contar e um sorriso no rosto para oferecer, Pedro foi um comunicador de respeito e, ao mesmo tempo, sempre bem-humorado, pai dedicado, irmão inesquecível, colega de trabalho especial, um ser humano diferenciado”, destaca o vereador.

Através do PL n. 41/2025, a atual Rua 06, localizada no Bairro Jardins de Barcelona, passa a se chamar Rua “Jornalista Lurdinha Camillo”. A matéria já foi aprovada pelo Legislativo.
Nascida em Passos, Lurdinha Camillo foi agraciada pela Câmara com o Título de Cidadania Poços-caldense, concedido no ano de 2004. Colunista social e organizadora de eventos filantrópicos foram algumas funções sempre desempenhadas com simpatia, carisma e elegância por Lurdinha. “Uma das personalidades mais queridas e admiradas da nossa cidade. Ao lado do marido, o também estimado professor e jornalista Odair Camillo, Lurdinha dirigiu durante mais de quatro décadas o Jornal Brand-News, importante veículo de comunicação da cidade, que na pandemia migrou do impresso para o digital, sendo desde então brilhantemente conduzido pela jornalista Cláudia Camillo, filha do casal”, comenta Flavinho.
Lurdinha faleceu em 28 de abril de 2021, aos 79 anos. “Uma esposa exemplar e muito amada, mãe e avó afetuosa, mulher especial que cultivou ao longo da vida muitas amizades pelas centenas de lugares que visitou, mas sempre fazendo de Poços de Caldas, seu lar, sua referência e cidade de muitas realizações, por meio do seu talento, do seu trabalho e sobretudo, pelo prestígio conquistado nesta linda trajetória”, diz o legislador.

Por fim, Flavinho presta uma homenagem a Luiz Carlos Cardoso Graminho, o Carlão do Circo, que faleceu em 24 de junho de 2022, aos 69 anos. O Projeto de Lei n. 40/2025, já aprovado pelos vereadores, denomina Rua “Luiz Carlos Cardoso Graminho – Carlão do Circo”, a atual Rua 01, localizada no Bairro Retirinho.
Luiz Carlos nasceu em Francisco Beltrão-PR e, segundo o autor da homenagem, enfrentou desde cedo os desafios da vida com coragem e determinação. Ainda criança, perdeu sua mãe e assumiu a responsabilidade de ajudar a criar os irmãos mais novos. “Com apenas 14 anos, partiu em busca de um futuro melhor. No caminho, encontrou o circo e, com ele, um grande amor. O brilho das lonas, o riso das crianças e a magia dos espetáculos conquistaram seu coração, tornando-se sua nova casa. Foi nessa jornada que chegou, em 1985, aqui em Poços de Caldas, cidade pela qual se encantou e escolheu para fincar suas raízes, construir sua família e deixar seu legado”, conta Flavinho.
O vereador lembra que Carlão do Circo teve, também, uma forte atuação na política. Como morador do Jardim Ipê, trabalhou por inúmeras conquistas para a população da zona leste, batalhando pela construção da Escola Municipal Professora Edir Frayha, no bairro Nova Aurora, inaugurada em 1992. Além disso, fundou a USAB (União das Sociedades dos Amigos de Bairro), que durante anos fez importante interlocução entre as necessidades dos moradores e o poder público, buscando sempre por melhorias para a população, e criou o Interbairros, competição que segue viva até hoje e que leva seu nome.

Flavinho afirma que as três proposições trazem um sentimento de valorização da história de vida de personalidades tão queridas para Poços. “Fico muito honrado em estar na Câmara e presenciar uma homenagem tão importante para essas três pessoas que fizeram muito pela nossa cidade”, conclui.