Nesta semana, a Câmara de Poços aprovou um Requerimento, de autoria do vereador Flavinho (MDB), que solicita informações da Prefeitura sobre os critérios técnicos adotados pela administração para recapeamento asfáltico no município. O parlamentar recebeu demandas na Ouvidoria da Casa a respeito da priorização de algumas vias, com exclusão de outras em estado precário.
Flavinho pede transparência em todo esse processo e cobra da Prefeitura esclarecimentos sobre o cronograma para os próximos meses. “Recebemos reivindicações de munícipes acerca dessa pauta, em especial de um trecho de calçamento da rua Oliveira, que aguarda melhorias básicas e recapeamento. Por outro lado, a população alega que tem observado o recapeamento de diversas ruas na cidade, incluindo a área central, que já possuem asfalto em excelente estado de conservação, sem aparente critério técnico, chegando a formar espessuras de asfalto de mais de 20 cm em algumas vias”, comenta.
No Requerimento, o vereador reforça que a solicitação da rua Oliveira foi feita, pela primeira vez, em 2023. Na oportunidade, o Executivo afirmou que a equipe responsável havia comparecido ao local e que a demanda tinha sido inserida na programação de recapeamento asfáltico do município, para solução do problema com previsão final para o 2° semestre daquele ano. Nos anos seguintes, a demanda foi, novamente, encaminhada pelos moradores
Flavinho indaga por que o trecho da rua Oliveira, apesar das diversas reclamações e da promessa de inclusão em cronograma, nunca foi recapeado ou recebeu qualquer serviço de manutenção, como lama asfáltica. Ele quer saber, também, qual é o novo prazo ou previsão definitiva para o início e conclusão da referida obra.
Ainda com relação ao recapeamento de vias públicas, o legislador apresentou outro Requerimento, dessa vez questionando as obras em andamento na avenida Engenheiro Ubirajara Machado de Moraes, próximo ao nº 257, no Jardim Nova Aparecida. “Recebemos outra demanda importante, que trata de intervenções na avenida Ubirajara Machado de Moraes. Segundo relatos, o local tem passado por obras há aproximadamente 4 meses e que, com a entrada do período de chuvas, a obra inacabada tem gerado diversos transtornos, como presença de lama na porta das residências e dificuldades de tráfego para os moradores da região”, alega.
Flavinho pede esclarecimentos sobre o objetivo da obra que está sendo realizada na avenida, qual o prazo previsto para sua finalização e quais medidas emergenciais e imediatas serão tomadas para mitigar os transtornos (lama, dificuldades de acesso e tráfego) causados aos moradores da região.
As proposições apresentadas pelo vereador estão disponíveis no site da Câmara: www.pocosdecaldas.mg.leg.br.
