Vereador Flavinho lembra contribuição de Silvio Santos para Poços com a vinda da AACD

O final de semana foi de comoção no Brasil e até de artistas internacionais, pela morte do empresário e comunicador, Silvio Santos. Senor Abravanel, o Homem do Baú, que começou no rádio, mas revolucionou a TV no mundo, ficando seis décadas no ar com o dominical Programa Silvio Santos, faleceu na madrugada do sábado, 17, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1), aos 93 anos.

O maior criador brasileiro, dono de ideias geniais que uniam criatividade, marketing e a realização de sonhos, Silvio Santos também deixou um legado que é um divisor de águas no cuidado e na assistência à pessoa com deficiência no Brasil. Em 1998 ele abriu as portas e a programação do SBT para a realização da Campanha AACD Teleton, maratona de solidariedade que se consolidou como a maior do país e que segue no ar até hoje, ampliando a atuação geográfica da Associação de Assistência à Criança Deficiente.

Poços de Caldas foi agraciada por essa onda de amor e solidariedade. Em 2009, os recursos arrecadados durante o Teleton tinham a nossa cidade como destino. A inauguração da ARCD – Associação de Reabilitação à Criança Deficiente, uma unidade filiada dentro de um modelo de gestão sustentável e compartihada, entre a AACD e as prefeituras, no caso a de Poços, foi no dia 25 de fevereiro de 2011. Um espaço pronto para realizar 114 atendimentos por dia, para Poços e região. A cidade foi escolhida por manifestar interesse em ter uma unidade, preencher os requisitos solicitados e ter uma população que comportava a instalação de um centro de reabilitação. Além disso, a Prefeitura doou o terreno, assumindo também o compromisso de custear as atividades. O Vereador Flavinho, que na época do Teleton em prol de Poços, era voluntário da ADEFIP – Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas e Diretor Administrativo Financeiro da Secretaria Municipal de Promoção Social, e que em 2011, na inauguração na unidade, estava como Secretário Adjunto de Saúde, trabalhou muito por esta conquista. “Com a comitiva de Poços, na gestão do Prefeito Paulo César Silva e com os também companheiros de muitas lutas: Luiz Benedito Durante e Ana Paula Tranche da ADEFIP, estivemos no SBT para participar do Teleton. O recurso arrecadado naquele ano era para a construção de uma unidade em Poços. Foi um divisor de águas na assistência à pessoa com deficiência oferecida na cidade. Tive a alegria de ser presidente voluntário da instituição e acompanhar de perto a importância deste trabalho. Nossa realidade foi transformada. Hoje a ADEFIP, instituição modelo, made in Poços, presta essa assistência com excelência, no mesmo endereço onde era a AACD e com a cooperação técnica deles. Com a despedida de Silvio Santos, este filme foi reexibido novamente na minha memória. O Teleton, que revolucionou o cuidado da pessoa com deficiência no Brasil, foi apenas uma dentre as iniciativas grandiosas que receberam o apoio deste inigualável comunicador brasileiro. Poços ganhou. Muitos municípios ganharam. Milhões de pessoas passaram a ter outra perspectiva, mais dignidade e puderam sonhar com uma vida melhor. Um legado lindo. Gratidão eterna deste fã de sempre, ao maior comunicador e visionário do Brasil”, disse Flavinho, emocionado.

Nas redes sociais, a AACD de luto, se manifestou pela morte de Silvio Santos. “A AACD em nome de todos os seus pacientes, colaboradores e voluntários, recebe com profunda tristeza a notícia da morte de Silvio Santos. Maior nome de todos os tempos da televisão brasileira, o apresentador e empresário é figura fundamental na história da instituição. Por meio do Teleton e graças ao poder de comunicação de Silvio Santos, a AACD conseguiu arrecadar fundos para construir 10 unidades em diferentes partes do Brasil. No total, já foram viabilizados mais de 15 milhões de atendimentos a pacientes da AACD com o valor arrecadado ao longo da história do Teleton. Além disso, graças ao poder de comunicação de Silvio Santos, o Teleton transformou a história da pessoa com deficiência no Brasil. Em 1998, quando a campanha começou, a causa tinha pouca ou quase nenhuma visibilidade. Hoje podemos ver esse cenário completamente diferente, com esse público tendo muito mais oportunidades de trabalhar, estudar, se divertir e viver uma vida plena. Silvio Santos, vá em paz. Você está eternamente nos corações de todos nós. A sua solidariedade será sempre lembrada e honrada por todos nós. Você estará para sempre presente em cada sorriso dos pacientes, colaboradores e voluntários da AACD”.

Envie uma mensagem.