Final de ano é sempre aquele momento de fazer um balanço, de refletir sobre o ano que passou e de se preparar para o que chega. Para o vereador Flavinho de Lima e Silva, (MDB), 2025 foi um ano de muito trabalho. Além das sessões, das reuniões, agendas externas e demais compromissos que habitualmente já fazem parte da rotina de um vereador, Flavinho teve seu primeiro ano como vice-presidente da Casa. Atualmente no segundo mandato, esta é a primeira vez que o vereador também integra a Mesa Diretora da Câmara. “Uma alegria ter sido eleito pelos meus pares, na primeira sessão desta legislatura, em 01 de janeiro. Ser vice-presidente da Câmara de Poços, compartilhar o trabalho com o presidente e amigo, Douglas Dofu e com os demais vereadores que ocupam as funções de primeiro e segundo secretários, é uma experiência enriquecedora, que envolve o papel institucional da Câmara, com a sociedade de maneira geral, mas também o papel administrativo de gerência da Casa, de trabalho diretamente com os nossos servidores”, comentou Flavinho.
Em 2025, Flavinho também é o ouvidor-geral da Câmara, função que desempenha pelo segundo ano consecutivo. A Ouvidoria do Povo funciona na Câmara Municipal desde 2021. A eleição para ouvidor-geral, conforme estabelece a Lei Complementar n. 213/2020, ocorre durante a terceira reunião ordinária de cada ano. A escolha é feita pelos vereadores. Flavinho é o primeiro parlamentar a ocupar o cargo por dois mandatos. No período, já foram mais de 500 atendimentos realizados e mais de 300 demandas encaminhadas. “Muito me honra, a confiança dos meus pares no meu trabalho, bem como a confiança da população que, cada vez mais, tem acionado a Ouvidoria do Povo, em busca de informações e respostas. O trabalho da Ouvidoria do Povo vem crescendo a cada ano na Câmara. Essa constatação numérica da ampliação do número de atendimentos reflete o espaço que o órgão vem conquistando como referência na busca por respostas e pela melhoria dos serviços públicos ofertados a nossa população”, avaliou.
Em 2025, Flavinho foi eleito ainda vice-corregedor da Câmara Municipal. A escolha se deu em virtude do afastamento do vereador Kleber Silva (Novo), que ocupava o cargo anteriormente. De acordo com o Código de Ética e Decoro Parlamentar dos Vereadores da Câmara de Poços de Caldas (Resolução n. 922/2024), cabe ao vice-corregedor substituir o corregedor em suas faltas, ausências, omissões, impedimentos, suspeições ou licenças, além de assumir a Corregedoria no caso de vacância. “Ao lado do vereador Aliff Jimenes (PL), que ocupa a Corregedoria do Legislativo, estamos realizando este trabalho. Mais uma vez agradeço pela confiança, buscando honrar todas estas responsabilidades, com muito trabalho, com muita seriedade, respeito e compromisso com a população de Poços de Caldas. Agradeço também as minhas assessoras, Aline e Mari, por toda dedicação e empenho; e aos servidores da Casa, por todo o suporte dado. Que 2026 seja mais um ano de trabalho e de realizações para todos nós”, finalizou Flavinho.
Comissões
Flavinho também faz parte da Comissão de Finanças e Orçamento, da qual é Presidente e da Comissão de Concessão de Homenagens. O parlamentar presidiu a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar; e preside atualmente as Comissões Parlamentares de Inquérito – do Centro Administrativo e do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
